quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Intocáveis (Intouchables) - Olivier Nakache, Éric Toledano / Inseparáveis (Inseparables) - Marcos Carnevale


Filme de 2011, Intocáveis traz um drama cômico sobre a amizade improvável entre um senhor cadeirante, rico e rabugento e um jovem ajudante imigrante.

A parceria de Oliver Nakache e Éric Toledano percorre toda a filmografia dos dois franceses e nesse caso mostra uma fórmula de sucesso.

Em uma narrativa clássica vemos a apresentação de personagens, seus conflitos, embates, contrastes e o crescente da relação.


Com muitos clichês e atores carismáticos é difícil não se envolver.

Também é difícil se surpreender e esperar que a trama vá além - no máximo pelo humor negro e acidez em dosagem acima do convencional.

De maneira geral o filme proporciona horas agradáveis em uma bela sessão da tarde.

E daí vemos a fórmula ser repetida, cinco anos depois, numa adaptação argentina, que também têm talento para a combinação de humor e drama, como vemos em exemplos como Um Conto Chinês - já comentado aqui, ou nos filmes de Campanella - também comentados aqui.

Porém ao adaptar o filme francês, o diretor Marcos Carnevale perde a sutileza e a trama fica parecendo de um telefilme (talvez até por conta da intensa experiência televisiva de Carnevale).

Em Inseparáveis, a  transposição do contexto das personagens e sua situação social é boa, mas Carnevale carrega nas piadas e gagues e acaba em um resultado mais raso, tendendo ao pastelão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário