domingo, 13 de novembro de 2011

Submarine - Richard Ayoade



Jovem ator, roteirista, produtor e diretor, o inglês Richard Ayoade revela sua experiência em um filme bastante interessante e divertido: Submarino.



A história é novamente as crises de um garoto de 15 anos diante da vida na escola e os problemas com os primeiros amores, a popularidade, a criatividade. 


Novamente também aparece a reverberação de problemas no casamento dos pais refletidos na vida do filho. E novamente uma abordagem intimista do garoto impopular e sem destaque, pelo qual podemos passar diariamente sem nos darmos conta.

"Novamente" pois ao vermos Submarino podemos nos lembrar do divertido Quase Famosos de Cameron Crowe;

Do ótimo Lula e a Baleia de Noah Baumbach;



De exemplares nacionais de Jorge Furtado (Houve uma vez dois verões, O Homem que copiava e Meu tio matou um cara);



Laís Bodanski (As Melhores Coisas do Mundo);

Ou mesmo de Kevin Arnold e seus Anos Incríveis, para mim uma das melhores séries televisivas de todos os tempos!

Submarino encanta menos pela história e seus conflitos e muito mais pela narração bastante divertida, cheia de referências culturais (filmes, músicas, livros...), de humor irônico e saboroso que revelam, por exemplo:

Como o protagonista Oliver se acha um gênio da literatura, cool e maduro e tem tudo planejado em sua vida (registradas em deliciosas cenas vindas da imaginação de Oliver).



As personagens, aliás, são um dos pontos fortes do filme. Os diálogos e a montagem também são destaques. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário