sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A Educação - Dirk Lütter


Primeiro longa do alemão Dirk Lütter traz um tema importante: mercado de trabalho e relações profissionais na atualidade.

Um rapaz está contratado temporariamente em uma grande empresa para um trabalho de telemarketing especializado (muuuito diferente do que conhecemos no Brasil).

Ali ele é assediado pelo chefe para vigiar outros funcionários sempre em busca de um melhor rendimento (e a despeito dos problemas pessoais que qualquer um venha a ter).


O rapaz se vê seduzido com as possíveis oportunidades de carreira e o que isso pode lhe proporcionar (celulares, roupas, carros, status, facilidades...).

O filme também parece querer falar de algo mais, mostrando um rapaz estranho que testa o atendimento de várias lojas,  que se depila, que tem dificuldade de se relacionar com a namorada ou com as ideologias de sua mãe.

Mas essa estranheza, que poderia dar uma profundidade maior à personagem e trazer outras dimensões ao filme não avançam nem se concluem.


Fica um bom filme, que para mim é mais sobre "o trabalho" e não tanto sobre "a educação", que me leva a discussões importantíssimas, mas que não me leva além.

Nenhum comentário:

Postar um comentário