terça-feira, 22 de novembro de 2011

Clamor do Sexo - Elia Kazan


O célebre diretor Elia Kazan foi um dos destaques da 35a Mostra Internacional de Cinema, com uma bela retrospectiva. 


Autor de grandes obras de meados do século XX, Kazan foi uma figura controversa: apesar de ter sido delator de diversos colegas à época da "caça às bruxas comunistas"; ele trabalhou muito bem a linguagem; trouxe questões importantes e polêmicas à tona com seus filmes;








Revelou e investiu em importantes atores como Marlon BrandonJames Dean;

E, como disse Inácio Araújo, "ele ocupa um lugar especial no imaginário americano e mundial" e "as dores do século XX marcam sua obra e a tornam incontornável".


Em Clamor do Sexo, de 1961, por exemplo, não há como negar sua visão crítica e progressista a respeito do papel da mulher e do casamento.




A história do casal adolescente, vivido por Natalie Wood e Warren Beatty,


que na década de 20 tenta lutar contra seus impulsos sexuais em nome dos bons costumes e com isso acaba comprometendo a relação e seus sonhos é muito bonita, profunda e complexa. 


Mostra o poder da repressão social e o tabu da virgindade capazes de levar uma pessoa à loucura e mudar os sonhos de uma vida.

Mesmo que a linguagem tenha um ritmo com ênfases dramáticas que a aproximem das novelas;


Mesmo que quase um século nos separem do momento em que se passa a história e mesmo que o filme esteja completando 50 anos, ainda assim ele segue atual em muitas questões e com certo frescor - vale muito a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário