sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Combat Girls



Drama instigante do alemão David Wnendt, em que se aventura no polêmico tema da intolerância e diferença de culturas a partir de um grupo de jovens neonazistas na Alemanha.


Difícil estar próximo de personagens que ridicularizam, maltratam e chegam a matar pessoas de outros países, etnias, culturas, opiniões.


Mas o filme traz as Combat Girls e suas personagens fortes e vibrantes, atuações muito boas (rendendo prêmios na Mostra, inclusive);

E uma câmera e linguagem tão vigorosa, que nos interessamos por elas e queremos saber mais e mais, até pra entender seus pontos de vista, buscar humanidade em pontos de vista tão desumanos...



Mas o filme não chega a fazer um embate de idéias e nem defende ou condena pontos de vista. 

Ele mostra as idéias e ideais desse grupo nazi, mostra suas atitudes violentas e intolerantes e mostra o peso na consciência da protagonista pelos males que causa. 


Mostra também um caminho sem volta em que ela se coloca, mas sem melodramaticidade e sem muita redenção ou reavaliação de seus atos.

Combat Girls acompanha a secura e dureza desses jovens sem muito amor e respeito aos próximos e aí está seu impacto e qualidade.

Realmente vale a pena como um recorte e mesmo sem que ele nos envolva a nos aproximar tão intimamente das personagens, nos dá material para muitas e profundas reflexões.


O jovem diretor David Wnendt cumpriu bem o desafio, esperemos os seguintes...


Nenhum comentário:

Postar um comentário