quinta-feira, 10 de novembro de 2011

The Mexican Suitcase - Trisha Ziff



Aqui é a "maleta de sonhos esquecidos"...




Dirigido pelo curador de fotografia e documentarista Trisha Ziff, o filme conta sobre a descoberta de uma maleta repleta de negativos clicados por Robert Capa.


O filme conta um pouco sobre a vida desse fotógrafo húngaro, que se destacou pelo seu método inovador  de se cobrir guerras, com destaque para a Guerra Civil Espanhola.



The Mexican Suitcase vai além ao discutir sobre o trauma que foi essa passagem para os espanhóis e como eles, assim como a maleta, se mantiveram com lembranças e registros guardados por tanto tempo e que só agora são revelados.

Interessantes registros tanto das impactantes fotos tiradas por Capa e também por seus companheiros Gerda Taro e David Seymour, quanto de escavações para se descobrir ossadas de civis mortos durante a guerra espanhola. 

Ou ainda depoimentos de espanhóis que sofreram com a guerra e se permaneceram calados desde então ou de espanhóis exilados no México, mesmo caso da Mala...

Apesar de se exceder um pouco em detalhes para aqueles mais leigos sobre o assunto e apesar de se exceder muito no uso de trilha sonora (falas importantes com música pra mim é algo que não combina, causa inquietação e ansiedade e distrai), 

Mas o filme sem dúvida tem seu mérito pela força e profundidade ao mostrar relatos sobre esses acontecimentos históricos recentes e como eles ainda representam traumas e assuntos não tão discutidos como merecem.

Sem falar, é claro, na importância histórico-artística da descoberta das fotos, que percorrem todo o filme e nos deixam realmente impressionados pelo pioneiro e excelente trabalho de Capa!




Nenhum comentário:

Postar um comentário