segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

Ladrões de drogas (Dope Thief) - Marcela Said, Jonathan van Tulleken, Peter Craig, Tanya Hamilton e Ridley Scott

     Ladrões de Drogas é uma minissérie em oito episódios com ritmo sedutor e começo extremamente promissor.

    Dois homens planejam e cometem crimes de maneira envolvente e apresentando uma amizade cativante.

    Faz pensar na situação dos EUA atual, em que o consumo de anfetaminas se tornou problema sério de saúde pública e se tornou uma questão gigantesca que passa a ser tema de diversas obras. Impossível não lembrar da já lendária Breaking Bad em que, além das drogas, mas também trazia uma parceria sólida, bonita e inusitada entre Walter White e Jesse Pinkan. 

    Também faz lembrar outras grandes obras audiovisuais de parceiros de crimes, com inúmeros exemplos, seja em Hollywood ou até mesmo em versões tupiniquins como o Zé Pequeno e Bené de Cidade de Deus ou Chicó e João Grilo de O Auto da compadecida.

    Aqui a dupla é muito bem encarnada por Brian Tyree Henry no lugar do protagonista e Wagner Moura como seu parceiro. O roteiro bem apresentado e a interação dos parceiros dão "molho" ao início da trama e nos conquistam para irmos adentrando ao mundo deles de crime.

    Porém eles não são bandidos profissionais, são apenas malandros tentando se dar bem e conforme o crime toma proporções maiores eles vão se enrolando.

    O mesmo acontece com a série, ela não se sustenta com os grandes crimes, vai apresentando novas personagens e motivações, ensaia uma profundidade nas personagens, suas carências e fraquezas, mas a cada episódio são tantas novidades, tantas pequenas reviravoltas que a série perde força e verossimilhança, derrapa em exageros e melodramas e perde inclusive a graça e o ritmo do começo. Uma pena, mas ainda assim, uma série acima da média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário