segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Sami Blood - Amanda Kernell


A jovem diretora sueca Amanda Kernell mostra sensibilidade e potência em sua estréia em longa-metragem com Sami blood.


O filme conta a história de Elle Marja, uma garota de 14 anos, que faz parte da tribo indígena do povo Sami, em território sueco. 

Passado na década de 30, vemos o isolamento e preconceito vivido por esse povo diante dos demais europeus.

Em tempos de guerra e higienismo, qualquer diferença era marginalizada e inferiorizada e esse é o principal sofrimento de Elle. 

Inteligente e curiosa, Elle não quer limites para sua vida, quer conhecer e desbravar e por isso acaba renegando suas origens para tentar se integrar melhor.

A premissa por si já é bastante interessante: trata de uma realidade muito pouco conhecida, e que, apesar de passado quase um século, ainda bastante atual, fazendo inclusive lembrar de nossa obra-prima Serras da Desordem, de Andrea Tonacci, que retrata os conflitos e contrastes da cultura ocidental brasileira e de nossa cultura indígena.

Mas mais do que isso, o mérito do filme está em sua direção: o tratamento delicado, intimista e preciso de Amanda Kernell.

A maneira como nos faz nos aproximar da protagonista, emprestarmos seu olhar, sentirmos os mesmos cheiros, ouvirmos os mesmos sons, termos os mesmos deslumbramentos, desejos, vergonhas, revoltas...


Um banho de arte e cultura. Filme verdadeiramente raro e precioso, poesia pura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário