domingo, 4 de novembro de 2012

Love is all you need (Den skaldede frisør) - Susanne Bier


O título do novo filme de Susanne Bier diz muito sobre sua intenção.

Após filmes densos profundos e vigorosos como Corações Livres, Brothers e Em um mundo melhor (já comentado aqui), Susanne nos mostra que nem todas as "festas de família" dos artistas do dogma 95 precisam ser tão traumáticas...

Love is all you need é uma comédia romântica...

Talvez não tão cômica quanto às americanas, nem tão romântica quanto às francesas, mas mostrando a doçura possível do amor (apesar das amarguras - ou azedumes de limoeiros - da vida).

Duas famílias que se reúnem para celebrar o casamento de seus filhos e tem que enfrentar convivências, problemas, traumas, dúvidas...

Para isso Susanne mescla a narrativa dentro do cinema clássico (do gênero comédia romântica) com o universo da turma dinamarquesa do dogma, que sempre busca revelar situações emocionais difíceis e traumáticas, em personagens densas e profundas.

Essa mescla vem até na escolha do elenco de Susanne, que coloca no par romântico Pierce Brosnan (protagonista de 007) e Trine Dyrholm (Festa de Família, Em um mundo melhor e atriz do recente O Amante da Rainha - também comentado aqui).

Vem também na mescla de cenários: de vida suburbana dinamarquesa, vida multinacional em grandes edifícios e da paisagem exuberante da Itália (dos melhores palcos para o amor possível).

E vem ainda na mescla de linguagens: da câmera ágil e cortes no eixo adquiridos com a linguagem "documental" do dogma;



Da busca de uma fotografia tecnicamente bem feita do cinema clássico hollywoodiano;


E até de uma direção de arte mais kitsch que faz lembrar filmes menos realistas como Embriagado de Amor, de Paul Thomas Anderson:

cena de Embriagado de Amor
que explora uma narrativa de comédia romântica com tons de estranhamento e outras tantas camadas (como o casting com Emily Watson, atriz que ficou conhecida por sua participação nos filmes do Dogma também).

Não tão profundo e envolvente como outros filmes de Susanne, mas bastante agradável e bonito... Porque, de fato, todos precisamos de amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário