terça-feira, 6 de novembro de 2012

Além das Montanhas (Dupã Dealuri) - Cristian Mungiu


Após o destaque com o maravilhoso 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias, o diretor e roteirista romeno Cristian Mungiu apresenta Além das Montanhas.

Novamente um olhar intimista e delicado sobre jovens meninas na Romênia.

Dessa vez as meninas são órfãs de pequena cidade provinciana, que tentam encontrar um caminho em meio à falta de orientação e perspectiva.

Uma delas, Voichita, se encontra em um convento, onde as diretrizes claras e duras lhe dão uma direção e conforto (o conforto da fé). 

Já a outra, Alina, busca seu conforto justamente na relação que tem com Voichita.

Alina tenta se adaptar à vida do convento para estar próxima de Voichita, mas seu espírito mais inquieto e contestador não se adaptam ao cotidiano austero e dogmático.


É travada então uma verdadeira batalha de crenças e paixões distintas, embates que chegam a exorcismos extremos,

e nos fazem refletir sobre a fé, o amor, o desamparo, e muitos sentimentos que podem haver além de rostos comuns de garotas ou que pode haver além de montanhas...

A narrativa crua: sem efeitos, sem trilha, cenários, iluminação e interpretações realistas somado ao tema profundo dão o caráter transcedental do filme -

fazendo lembrar o profundo e poético Homens e Deuses, de Xavier Beauvoisjá comentado aqui.

Cristian Mungiu se destaca mais uma vez, inclusive recebendo prêmios de roteiro e elenco em Cannes, e se firma como um nome importante no cinema romeno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário