Após o destaque com o maravilhoso 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias, o diretor e roteirista romeno Cristian Mungiu apresenta Além das Montanhas.
Novamente um olhar intimista e delicado sobre jovens meninas na Romênia.
Dessa vez as meninas são órfãs de pequena cidade provinciana, que tentam encontrar um caminho em meio à falta de orientação e perspectiva.
Uma delas, Voichita, se encontra em um convento, onde as diretrizes claras e duras lhe dão uma direção e conforto (o conforto da fé).
Já a outra, Alina, busca seu conforto justamente na relação que tem com Voichita.
Alina tenta se adaptar à vida do convento para estar próxima de Voichita, mas seu espírito mais inquieto e contestador não se adaptam ao cotidiano austero e dogmático.
É travada então uma verdadeira batalha de crenças e paixões distintas, embates que chegam a exorcismos extremos,
e nos fazem refletir sobre a fé, o amor, o desamparo, e muitos sentimentos que podem haver além de rostos comuns de garotas ou que pode haver além de montanhas...
A narrativa crua: sem efeitos, sem trilha, cenários, iluminação e interpretações realistas somado ao tema profundo dão o caráter transcedental do filme -
fazendo lembrar o profundo e poético Homens e Deuses, de Xavier Beauvois - já comentado aqui.
fazendo lembrar o profundo e poético Homens e Deuses, de Xavier Beauvois - já comentado aqui.
Cristian Mungiu se destaca mais uma vez, inclusive recebendo prêmios de roteiro e elenco em Cannes, e se firma como um nome importante no cinema romeno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário