sábado, 27 de outubro de 2012

Crianças de Sarajevo - Aida Begic


Ganhador de menção honrosa em Cannes em 2012, Crianças de Sarajevo é um drama bem construído pela jovem roteirista e diretora Aida Begic.

A vida de dois irmãos, únicos sobreviventes de uma família após a guerra da Bósnia, que tentam construir a vida com difíceis perspectivas. Principalmente para a protagonista, Rahima, que é a responsável pelo irmão, a que trabalha, a que tenta fazer com que ele tenha um futuro melhor (podendo estudar), a honesta, a incorruptível, a subserviente... Mas com tanto peso e trauma, que não se torna uma heroína sem graça.

Assim como o irmão, Nedim, desajustado, revoltado, mal educado e mal agradecido, como tantos, também não se torna um vilão pura e simplesmente...

O filme tem uma boa construção de personagens, de ritmo, de cenários para isso. Tem uma boa narração do cotidiano (trabalho, casa, escola, televisão...) e nos instiga pelo passado, pelo futuro, pelos pensamentos e sentimentos que não são explícitos.

Ficam em camadas, colocadas, por exemplo, através de ruídos de imagens documentais da guerra que complementam muito bem a história do presente. Dá mais camadas e profundidade e faz com que haja mais complexidade na história contada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário