quarta-feira, 24 de outubro de 2012

A parte dos anjos (the angel's share) - Ken Loach


Autor de uma filmografia sempre tão engajada, como o anterior Rota Irlandesa (recém comentado aqui), Ken Loach se deu a direito de desopilar o fígado... 

Para isso uma história mais leve regada a boas doses de whisky: A Parte dos Anjos - expressão que se deve ao fato do whisky ter uma parte misteriosa evaporada em seu processo de envelhecimento.

Claro que nem tudo são flores e plantações de cevada neste filme, as personagens cômicas são páreas da sociedade, gauches que devido a contextos de problemas sociais se envolvem em delitos e tem que prestar serviços à comunidade.


(Uma pitada do intimismo, crueza e carinho do olhar para essas personagens como já feito com Meu Nome é Joe

E novamente um olhar atento e generoso à juventude, como já feito no episódio que assina do longa Tickets e em Apenas um Beijo).

Aqui, o serviço comunitário é o que une os jovens, e seu supervisor, um senhor solitário e solidário e amante de whisky.

Por conta dessa generosidade e paixão a turma começa a acompanhá-lo em degustações da bebida típica dos escoceses.

E o que é hobbie se torna possibilidade de golpe e mudança...

Principalmente para o protagonista, Robbie, jovem que já teve várias passagens pela polícia, sem nunca ter tido estrutura familiar e sem muita perspectiva. O que o move é o filho recém nascido e o ânimo de fazer com que essa sua nova família dê certo!

Talvez a trajetória que se siga tenha um pouco mais de água com açúcar no whisky do que deveria, mas a alma também pede uns tragos mais relaxantes vez ou outra...
Então: Cheers, Ken Loach!

Nenhum comentário:

Postar um comentário