segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Depois da Tempestade (Umi yori mo mada fukaku) - Hirokazu Kore-eda


Simplicidade, afetividade, cotidiano e bom humor são algumas das características recorrentes do cinema de Koreeda, já comentado aqui.

Em seu filme mais recente: Depois da Tempestade, traz como protagonista um homem de meia idade que se vê perdido com sua vida, o que o faz repensar seus laços familiares e seus antigos sonhos e possibilidades.

Seu promissor futuro como escritor que não se concretizou, sua aversão à vida do pai, mas de que alguma maneira o fez seguir um caminho parecido (de fracassos e vícios), sua falta de empenho em seus caminhos alternativos (como detetive particular ou em ofertas de escrita para mangá)...

E como essa trajetória reflete suas relações familiares (como filho ou como pai) e como repercute (principalmente em seu casamento fracassado).

O que fazem dessa história algo especial é realmente a abordagem de Koreeda, poucos diretores conseguem narrar dramas como esse com tanta delicadeza. 

A intenção do diretor japonês não é se aprofundar tanto nas questões nem trazer tanta densidade psicológica, mas fazer um filme dramático, abrangente e com delicadeza e humor. 


Tocante e agradável, mais uma vez é isso que vemos em Koreeda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário