sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Saint Laurent - Bertrand Bonello


O diretor francês Bertrand Bonello gosta de histórias baseadas em passagens verídicas, polêmicas, marginais, sexuais...

Um de seus primeiros filmes foi O Pornógrafo, que chegou por aqui pela participação-homenagem de Jean-Pierre Léaud - ator fetiche de Truffaut desde Os Incompreendidos e de outros diretores dos cinemas novos europeus, com pontos interessantes, mas sem uma trama muito envolvente.

Entre suas produções mais recentes o destaque vai para L´Apollonide: Os Amores da Casa de Tolerância, filme instigante e sensível sobre uma casa de prostituição na virada dos séculos XIX e XX na França - já comentado aqui.

Com Yves Saint Laurent, Bertrand tinha rico material para explorar um universo de criatividade, glamour, questões de sexo, drogas e rock´n´roll.


Uma das personalidades do século XX, Saint Laurent também inspirou recentemente o filme Yves de Jalil Lespert.

Na versão de Bertrand vemos a trajetória do estilista a partir do seu boom no fim dos anos 60: um pouco de suas inspirações, criatividade e produtividade

(além de suas coleções para alta costura e para suas lojas lançadoras de tendências, literalmente, ele também fez o design de figurinos de filmes e peças de teatro).

Conhecemos um pouco do contexto histórico (sua origem argelina, os movimentos sociais franceses, os movimentos de arte de vanguarda etc).


Acompanhamos também sua rotina em festas e com drogas.

E suas relações mais próximas, por exemplo com seu parceiro de muitos e muitos anos Pierre Bergé. Ou com seu amante Jacques de Bascher.

Ou ainda com amigos e parceiros como Loulou de la Falaise, Anne-Marie Munoz e Betty Catroux.

Para esses personagens, Bertrand conseguiu reunir um elenco de peso, jovem mas muito experiente: como o protagonista Gaspar Ulliel (de Paris, eu te amo), Jérémie Renier, de O Garoto da Bicicleta e A Criança - com comentários aqui), Louis Garrel (de Os Sonhadores e Amantes Constantes) e Léa Seydoux de A Bela Junie e Azul é a cor mais quente - também comentados aqui). 

Falta um pouco um foco para trazer tantos assuntos à passarela. Podemos nos envolver com as questões filosóficas da exposição ao belo e o questionamento da beleza e da estética. 

Podemos nos envolver com questões existenciais de qual o sentido da vida, para onde nos leva nosso trabalho e nossa criação. Podemos nos envolver com as excentricidades e a degradação a que vemos Saint Laurent entrar.

Mas que de certa forma ele dribla e sobrevive (não morre na juventude louca como tantos contemporâneos seus).

A falta de direcionamento da narrativa também pode ser sentida pela linguagem, há alguns momentos de flashforwards e flashbacks, divisão de telas, clipes ou outros recursos que surgem e nos instigam, mas não se mantém.

Não há o mesmo estranhamento de mudança de tom que ele (o)usou em L´Apollonide e que transpôs a história em tempo e espaço, enriquecendo tanto a narrativa.

Aqui o filme fica entre a biografia bem contada com alguns detalhamentos excessivos (por exemplo: negociações com empresários investidores).

Ou interpretações de toda uma época: a moda, a arte, a música e a cultura da juventude dos anos 60 e 70.

Apesar dos excessos e dos momentos cansativos, no geral o que fica do filme são os momentos didáticos, os instigantes e a condução geral boa e bem realizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário