terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Intrusa (La balia) - Marco Bellocchio


Inspirado em um conto de Pirandello, Marco Bellocchio põe em prática todo seu talento para fazer uma adaptação à altura em Intrusa.

Nos fazendo lembrar de seu talento em filmes como Bom dia, noite ou Vincere e A Bela Adormentada - já comentados aqui - que também tratam de questões complexas de maternidade e política.

Aqui vemos a história de uma mulher que não se sente à vontade com sua recente maternidade e a solução buscada pelo marido psiquiatra de contratar uma ama de leite.

Bellocchio faz um trabalho primoroso na direção, em especial com os atores e na construção de tempos e espaços. Cada uma das camadas de histórias propostas por Pirandello: seja sobre a questão de ser mãe - o amor, o medo, o incondicional...


Seja do núcleo familiar da mãe e da ama de leite - o ciúme, o estranhamento, a inveja, a gratidão; 

Seja do núcleo do trabalho psiquiátrico e as revoltas de internos que se confundem com as revoltas políticas que acontecem no país.

Ou seja ainda as diferenças sociais dessas convivências - diferentes padrões, conhecimentos, ambições, referências, sonhos...

Todos esses temas são tratados com profundidade e nos dão um interessante panorama de uma época de intensidades e da intensidade de sentimentos de cada uma das personagens.
Um filme tridimensional e de direção primorosa, imperdível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário