segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Procurando Dory (Finding Dory) - Andrew Stanton & Angus MacLane


Desenhos animados se baseiam bastante em mitos e histórias universais.

Nossos sentimentos mais primitivos e valores mais difundidos. Assim, o amor de um pai por um filho e a busca por salvá-lo e protegê-lo é bastante tocante e comovente.


Essa é a premissa do sucesso de Procurando Nemo, de Andrew Stantos em parceria com Lee Unkrich: um peixe que vai atrás de seu filho peixinho, chamado Nemo.

Além da tematica de apelo, o filme ainda contava com lindos cenários (diversas possibilidades de cores e formas do fundo do mar - talvez até uma carona do sucesso de A Pequena Sereia).

Por isso uma característica importante não afetou a muitos que assistiram, a personalidade de seu protagonista. Apesar de pai dedicado e amoroso, o protagonista é extremamente sério, sem nenhuma graça ou simpatia.

Quem salva o filme e rouba a cena é Dory, uma peixa com problema de memória que faz várias confusões e é muito divertida.
Tanto que ganhou agora um filme só pra ela: Procurando Dory.

Uma premissa muito similar: a tentativa do reencontro familiar, agora de Dory tentando encontrar seus pais e Nemo e seu pai tentando encontrá-la por sua vez.

Novamente lindos cenários, personagens diversificados e divertidos, mas Dory como protagonista acaba tendo menos profundidade, pois para um coadjuvante não são necessárias tantas camadas e Dory funcionava melhor.

Sua história de desmemoriada em busca de memórias e das pessoas que passaram por sua vida poderia explorar mais os sentimentos envolvendo os encontros e desencontros em sua trajetória, mas explora mais as cenas de ação.

A comédia que tenta se repetir não funciona tanto e as emoções soam menos originais, já que se parecem um pouco com o filme anterior. Aqui Andrew Stanton, dessa vez em parceria com Angus MacLane, acaba perdendo um pouco não apenas de Nemo e de Dory, mas também do ritmo e do potencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário