terça-feira, 20 de dezembro de 2016

A Caminho de Istambul (La route d'Istanbul) - Rachid Bouchareb


O francês Rachid Bouchareb traz um tema atual e instigante em seu novo filme: as conversões de jovens europeus ao islamismo.
A Caminho de Istambul conta a história da belga Elizabeth, que vê sua única filha de 20 anos fugir sem deixar muitas informações. 

Aos poucos Elizabeth vai descobrindo que a filha decidiu se unir ao Estado Islâmico e foi para algum lugar entre a Síria e o Iraque e é para lá que Elizabeth vai.

O filme retrata muito bem a aflição e obstinação dessa mãe e também o silêncio em que ela se encontra. A falta de respostas quando ela consegue lhe fazer perguntas (em raros e difíceis telefonemas) e a falta de justificativas para a atitude dela.

A angústia desse silêncio é uma das qualidades do filme, mas também uma de suas carências, afinal o filme não vai muito além dessa trajetória.

Ele só retrata o caminho geográfico, sem explorar os diversos outros caminhos que estão sendo percorridos (psicológicos, religiosos, políticos, emocionais...).

Há uma densidade latente no filme (dado principalmente pela direção das atrizes: Astrid Whettnall - de filmes como Marguerite e Pauline Burlet, de filmes como O Passado, já comentado aqui), mas esse tema tão pulsante poderia ter um destino ainda mais profundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário