segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Jean Charles - Henrique Goldman


Henrique Goldman tem interesse por temas verídicos, foi assim em seu longa de estréia, o forte Princesa, sobre uma travesti na Itália ou em um documentário intimista em que ele estabelece diálogos com suas próprias ex-namoradas, All the girls I've loved before.

Aqui, Goldman explora os fatos reais envolvendo o assassinato de um jovem brasileiro confundido pela polícia inglesa como um terrorista e faz o filme Jean Charles

Para protagoniza-lo traz Selton Mello que personifica o "malandro" brasileiro, o que se arranja de bicos em bicos, que é inteligente, faz pequenas trapaças, sempre tem resposta pra tudo, ajuda os amigos, é animado, faz festa, dá apoios etc.

Mas lhe faltam conflitos. Suas ambições não são mostradas com tanta inquietação e ardor.

E por isso a protagonista que lhe acompanha, sua prima, vivida por Vanessa Giácomo, traz mais proximidade com o público. 

Ela que se esforça para chegar a Londres, depois se questiona sobre o tipo de vida vivido por estrangeiros, que abrem mão de suas profissões para trabalhar em serviços e ganhar salários que se tornam mais atraentes pela diferença de poder da moeda.

Os pretensos sonhos e conflitos de Jean nem chegam a ser formulados (e talvez não tenham amadurecido mesmo durante sua vida), eles são aniquilados junto com Jean. E quem resgata esses sonhos acaba sendo sua prima.

Uma trajetória bonita mas que vem em uma narrativa em que falta tempero. Falta mais proximidade com as personagens, emoção, verdade. Ainda mais por se tratar de uma história real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário