segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

O Apartamento (Forushande) - Asghar Farhadi


Farhadi vem consolidando seu cinema com um tipo de temática e narrativa.
As questões polêmicas, ambíguas, onde pessoas tentam se acusar mas chegam a impasses e verdades parciais e laterais parecem ser sua grande busca.

E os filmes sérios, centrados, dramáticos, que dão força a esses dilemas e nos colocam dentro das questões.


Foi assim com seu primeiro filme de destaque: A Separação - já comentado aqui, que retratava divergências num caso de divórcio. 

E consagrado com o filme seguinte, o belíssimo O Passado - também comentado aqui - que envolve as questões posteriores a uma separação, as relações financeiras, afetivas, dos demais membros da família como enteados, por exemplo.

Agora Farhadi traz a crise imobiliária iraniana como pano de fundo e a questão do assédio, abuso e da vingança em O Apartamento.

Um casal de jovens atores se muda para um apartamento emprestado provisoriamente e está se adaptando ‘a nova vida quando alguém entra no apartamento e abusa da esposa.


O que fazer?

Denunciar? Assumir o crime? Espalhar a notícia? 

Aceitar a culpa do descuido? Culpar o agressor? Persegui-lo? Matá-lo?


Seguir a vida? Superar o trauma? Fingir que nada aconteceu?

Todas essas questões vão sendo colocadas, sempre em camadas, sempre com novos dados que vão tornando a trama cada vez mais complexa.


Nos faz pensar em outros filmes que trata o abuso, como o argentino Paulina - com comentários aqui ou Elle - recém comentado no blog.

Uma questão complexa, que pode ser vista de várias maneiras e sem que se feche portas ou se chegue a nenhuma conclusão, exatamente como gosta Farhadi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário