quinta-feira, 10 de março de 2016

O Mercado de Notícias - Jorge Furtado


Jorge Furtado é um dos cineastas brasileiros de maior criatividade e versatilidade. De curtas geniais como O dia em que Dorival encarou a guarda ou Ilha das Flores - referência mundial de linguagem; 

Passando por projetos de TV como Comédia da Vida Privada e Decamerão

Até seus longas, os mais  despretensiosos como Houve uma vez dois verões - dos melhores por sinal - ou os divertidos e populares O homem que copiava e Meu tio matou um cara.

No documentário O Mercado de notícias, Furtado apresenta uma outra faceta, a mais "verdadeira" talvez, homem interessado por notícias (fonte de inspiração de suas ficções e contexto do mundo em que vive e como vive).

Jorge Furtado é personagem de seu filme, fala em primeira pessoa sobre seus interesses, sobre a descoberta de uma peça inglesa de 1631 chamada The Staple of News, de Ben Jonson e sobre o jornalismo no Brasil.  

Nesse contexto Furtado dá voz a jornalistas que declaradamente respeita e admira e cria um interessante jogral de jornalistas falando sobre o jornalismo...

As notícias, a investigação, os meios de comunicação, o mercado, a economia, a história, a parcialidade X imparcialidade, a política, o poder, os interesses do país.

Questões complexas e colocadas de maneira simples e didática. Intercalada com uma encenação modesta da peça de Ben Jonson.


O resultado é um filme simples, sem nenhum rebuscamento de linguagem, mas bastante funcional.

Para brasileiros, uma lição de casa necessária desse diretor, roteirista, documentarista, ficcionista, jornalista Jorge Furtado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário