O documentarista Carlos Nader tem muito respeito pelos temas com os quais trabalha. Assim pode seguir a precisão de Eduardo Coutinho ou a poesia de Leonilson.
A Paixão de JL parte dos diários gravados de Leonilson, que correspondem a sua fase mais produtiva como artista, e também a descoberta de sua doença e sua morte.
Leonilson foi um artista plástico brasileiro, autor de mais de quatro mil obras, muitas premiadas e apresentadas em diversos museus do mundo.
A temática de suas obras são bastante pessoais e Nader costura com destreza e poesia a costura e a ponte entre os depoimentos gravados em K7, as gravações de programas de TV feitas por Leonilson e imagens de suas obras.
Nesse universo vemos as contradições de valores conservadores, paixões libertárias, motivos para medos e para lutas, pensamentos íntimos e particulares e conexões com culturas ao redor do mundo e ícones pop.
Nader faz uma conexão entre tudo isso mas sem ser extremamente didático e nem fechar o discurso e interpretação do olhar artístico e criativo de Leonilson.