quinta-feira, 31 de julho de 2014

Apenas uma vez (Once) - John Carney


O irlandês John Carney que já havia feito parte da banda The Frames, sugeriu que a banda fizesse músicas para poderem ser roteiro de um filme.

Quem nunca imaginou histórias ao ouvir uma música?
(caso da música da Legião Urbana que gerou o filme de mesmo nome: Faroeste Caboclo, já comentado aqui).

Então de uma dezena de músicas de Glen Hansard e Markéta Irglová John Carney estruturou um roteiro e dirigiu Apenas uma vez.

Os músicos interpretaram os protagonistas em uma narrativa singela e romântica: dois jovens com seus traumas amorosos se conhecendo e dividindo suas histórias (em formato de canções).

Lembra a estrutura de outros filmes despretensiosos e envolventes como a trilogia Antes do amanhecer / pôr do sol / meia-noite, comentados aqui ou o brasileiro Apenas o Fim de Matheus Souza, também comentado aqui.

Em Apenas uma vez os dois jovens tem um encontro espontâneo e improvável e se identificam em suas solidões. Começam a interagir através da música e percebem uma química entre eles.

Aos poucos parte de suas histórias vão sendo reveladas e a parceria vai dando certo.

Os acontecimentos são um pouco fantasiosos e simplórios demais e do encontro acabam ficando mais as parcerias das músicas - que lhes renderam inclusive o oscar de melhor canção original.

Talvez um pouco mais da história das personagens e das músicas interagindo de maneira mais natural (deixando que as músicas se incorporassem ao filme e não o inverso), e a sétima arte poderia resultar ainda melhor.

Porém o filme não se perde nas vozes doces dos personagens e não cai num final feliz e arranjado.

Mesmo com as notas de conto de fadas ao longo da narrativa, no final o realismo fala mais alto e dá mais força ao filme (lembrando inclusive outro casal musical na Irlanda no excelente Apenas um beijo do mestre Ken Loach, sempre comentado por aqui).


Sintonias e dessintonias, ncontros e desencontros, melancolia e melodias, arranjos e desarranjos harmonizados neste simpático filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário