quarta-feira, 16 de julho de 2014

Praia do Futuro - Karim Aïnouz


Diretor sensível, ousado e talentoso, Karim já conquistou o público com seu primeiro filme: Madame Satã - forte, interessante e autêntico.
Seguiu em produções mais intimistas como belo Céu de Sueli e Abismo Prateado - já comentado aqui.


Em sua estréia mais recente, Praia do Futuro, Karim retoma o tema de encontro entre personagens solitários.

No acaso de um acidente, um aventureiro alemão conhece um salva-vidas brasileiro e começam um romance, vivido na ponte aérea Ceará-Berlin.

Karim constrói muito bem a paixão entre esses dois homens: as conversas, o gestual, o toque...

Enriquecendo a última safra dos bons filmes gays brasileiros como Tatuagem e Hoje eu quero voltar sozinho, também comentados aqui.

Em Praia do Futuro, o foco é o idílio, e as lacunas narrativas e dramáticas não fazem falta no início, tornam até o filme mais poético e instigante.

Entretanto, com a progressão da trama, não há um adensamento da história ou das personagens que acompanhem.

Karim parece querer falar de conflitos e angústias que estão além dos fatos e que talvez não pudessem ser expressados em palavras, mas não nos dá todo o material suficiente para nos envolvermos, como fez tão bem Jacques Audiard em Ferrugem e Osso, também comentado aqui. Ali as fraturas dos personagens se faz mais presente, e por mais que não haja uma radiografia explícita há material para nos aproximamos mais das emoções.

A temática de Praia do Futuro é extremamente rica: homossexualidade, preconceito, despatriamento, separações, falta de rumo, coragem, covardia, desafios.


A poesia também está presente: diálogos entrecortados, expressões contidas, lindas locações.

Mas faltou um pouco mais para mergulharmos plenamente na história, como ela merece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário