sábado, 19 de julho de 2014

O Enigma Chinês (Casse-tête chinois) - Cédric Klapish

Terceiro filme de uma série de Cédric Klapish iniciada com o belo e divertido filme juvenil O Albergue Espanhol, seguido do fraco Bonecas Russas e completado agora com O Enigma Chinês.

Klapish mais uma vez não tem medo de fazer um filme pop e agradável e mesmo sem aprofundar temas profundos como o amor, a paixão, a paternidade, adoção, homossexualidade, imigração ou a fidelidade, faz um interessante mosaico com seu enigma.

O jovem Xavier, vivido pelo múltiplo e atuante Romain Duris, que no primeiro filme vimos vivendo um momento de descobertas com o intercâmbio de faculdade e a vida numa república de múltiplas nacionalidades e culturas e também a crise do fim de seu primeiro amor;


E já no segundo sofreu para se iniciar na vida adulta.

Agora Xavier já é adulto: carreira, casamento, filhos... Mas nada segue tão sério e definitivo, ainda há dúvidas sobre quem é seu verdadeiro amor, como sobreviver, quais suas ambições artísticas, como interagir com tantas pessoas, culturas, países...

Os coadjuvantes seguem ali (antes menos conhecidos, com exceção de Audrey Tautou, e agora atores vistos em diversas produções como Kelly Reilly, vista em Sherlock Homes, por exemplo e Cécile De France, vista em Além da Vida, também comentado aqui).

Como no primeiro filme, os coadjuvantes compõe o mosaico e as peças do jogo e trazem uma diversidade bastante enriquecedora: outros pontos de vista sobre as questões do filme. 

E os cenários que no primeiro filme variavam entre Paris e Barcelona, com acréscimos de Londres e Rússia no segundo e agora cruzam o oceano e chegam em Nova Iorque.

O acompanhamento da história em capítulos também tem uma graça de poder nos aproximarmos cada vez mais dos personagens e podermos preencher lacunas. 

Um pouco como faz Richard Linklater na série Antes do Amanhecer / Pôr do Sol / Meia-noite, já comentados aqui.


E a linguagem leve e envolvente, com direito a grafismos, clipes e piadas, nos faz acompanhar com grande prazer essa espécie de comédia romântica.

Que Klapish siga variando filmes mais sérios como Paris - já comentado aqui e O Enigma Chinês, uma sessão da tarde (da manhã ou da noite) que vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário