segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Instinto materno (Child's Pose) - Calin Peter Netzer


Diretor romeno que está se "espoenciando" na cena cinematográfica internacional, Calin Peter Netzer lança seu terceiro longa: Child's Pose.

Roteiro simples, enxuto e preciso, com cenas e conflitos bastante potentes.

Poucas vezes vemos conflitos envolvendo classes altas e baixas do ponto de vista dos ricos, mas sem perder o aspecto crítico.

Esse é o caso aqui: um homem de 30 e tantos anos atropela um garoto e quem tenta resolver a situação é sua mãe, uma socialite trabalhadora e controladora.

O filme poderia ter se inspirado em notícias de jornal sobre o atropelamento cometido por Thor, filho do empresário Eike Batista, que matou um garoto mas teve as informações manipuladas (testemunhas desaparecidas, juízes trocados etc) para que Thor saísse ileso de qualquer processo.

Em Child's Pose acompanhamos a narrativa a partir da personagem Cornelia.

Ela tem seu cotidiano de arquiteta e decoradora e de socialite em programas culturais interrompido para auxiliar o filho que cometeu um crime.

Aos poucos se vê as relações conflituosas envolvendo todos os personagens, e acompanhamos a situação de Cornelia num misto de desprezo e simpatia, já que ela é por vezes injusta, fria e inescrupulosa, mas faz tudo com amor.

De fato a tradução do título em português faz sentido, é o lado maternal da mãe que é visto acima de tudo e justifica um pouco seus atos.

A trama parece comum em novelas, mas o tratamento que recebe: câmera intimista, tempo de expressões e diálogos, atuações etc são de grande realismo e força.

Vale muito a pena.



Nenhum comentário:

Postar um comentário