quinta-feira, 14 de novembro de 2013

3X3D - Jean-Luc Godard, Peter Greenway & Edgar Pêra


Grandes autores reunidos para uma tarefa interessante falar/apresentar a cidade portuguesa de Guimarães em 3D.

3 X 3D traz três curtas. O primeiro, de Peter Greenway, faz um tour pela cidade, apresentando algumas figuras importantes da cidade e de outras épocas.

Porém a narrativa é extremamente pobre, além da câmera que nos propõe um passeio, os personagens aparecem quase como cenário, sem nenhuma ação ou interação. Na tela ainda aparecem alguns textos, fazendo com que o filme pareça uma aula em powerpoint.

Em seguida vem o curta de Edgar Pêra que propõe sátiras sobre a própria linguagem, com comentários sobre cinema de gênero, brincadeiras com a linguagem 3D e o diálogo entre autores e espectadores.

Algumas questões divertidas, mas que se repetem e se alongam, sem nos acrescentar muito.

Por fim Godard traz suas reflexões (em sua própria voz, como em alguns de seus últimos filmes), sempre de modo culto e rebuscado sobre imagens cinematográficas em 3D. Algumas colocações nos deixam intrigados e fazem pensar, mas no geral o discurso é cansativo e não acrescenta muito.

A reunião dos três curtas também não propõe um diálogo entre si e faz da experiência do filme algo disperso, desconexo e sem graça. Decepção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário