quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A garota de lugar nenhum (La fille de nulle part) - Jean-Claude Brisseau


Homenageado na Mostra Indie 2013, o diretor francês Jean-Claude Brisseau ganha retrospectiva e tem muitos de seus filmes apresentados ao público brasileiro.


Entre eles seu filme mais recente: A garota de lugar nenhum

O filme tem um clima intimista, muito dado pelos aspectos autobiográficos da narrativa. Além do filme ser protagonizado por Brisseau, a locação principal do filme é o seu próprio apartamento.

Assim, muitas das conversas parecem ter aspecto realista, tanto no conteúdo quanto no ritmo e também na maneira como são filmadas. 

O filme apresenta principalmente a relação de Michel, um ex-professor de matemática com uma jovem de rumo incerto, espécie de pária da sociedade, um "anjo caído". 

Ali eles conversam sobre o livro que Michel está escrevendo e que fala sobre crenças, religião, ateísmo, sentido da vida...

E as conversas seguem assim com tom filosófico.

Tema bastante interessante, mas que vem numa linguagem pouco trabalhada. 

E pelas raras cenas que fogem ao diálogo dentro do apartamento, se vê o potencial imagético de Brisseau.

Com certo tom místico, lembrando o mestre Kubrick e suas imagens fantasmagóricas de O Iluminado, mas num universo mais particular e menos grandiloquente. 

Falta um trabalho de personagens, que poderiam ser mais instigantes e tridimensionais e assim parecerem mais reais. Esse trabalho poderia ao mesmo tempo deixa-los mais humanos e mais misteriosos, nos aproximando da trama.

A garota de lugar nenhum tem sementes preciosas plantadas, mas a colheita poderia ser mais frutífera.

Talvez em outros exemplares da Mostra Indie...

Nenhum comentário:

Postar um comentário