sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo 2013


Como variar entre romances e contos, ver curtas-metragens nos dá outro contato com o cinema.


São narrativas que quando bem feitas funcionam maravilhosamente como piadas, como poesia ou mesmo como aperitivo de um drama mais denso.


Uma especificidade desse formato é que acaba sendo um espaço de aprendizado e experimentação e por isso é feito na maioria das vezes por estudantes ou iniciantes e é comum vermos falhas e desequílibrios de pessoas inexperientes. 

Esse ano o Festival Internacional de Curtas SP trouxe filmes de experimentação como 5 metros e 80 de Nicolas Deveaux ou o ótimo exemplo brasileiro Malária, de Edson Oda.

E também filmes que soam mais banais, como o exemplo da abertura do festival: Calcutta Taxi, de Vikram Dasgupta.

Exceção nessa sessão foi o maduro Walking the Dogs de Jeremy Brock, roteirista de O Último Rei da Escócia e estrelado por Emma Thompson.

Mas ao longo do festival sem dúvida que sempre pudemos nos deparar com excelentes surpresas...

A edição de 2013 trouxe filmes de cineastas que começam a ser conhecidos por seus "pequenos" filmes, como Thais Fujinaga e Roney Freitas - já comentados aqui

Outros já comentados por aqui foram Fernanda Chicolet e Cainan Baladez (também já comentados por aqui) que esse ano estrearam Colostro: um thriler psicológico denso e intenso que apresenta personagens e nos deixa instigados a aprofundar e completar a história.

História que também lança conflitos densos com desdobramentos além filme é Sobre Chás e Vinhos de Lucas Barão.

As histórias curtas tendem a se reconfigurar com os novos meios de produção (facilidade de acesso a câmeras e ilhas de edição) e com os novos veículos de exibição (youtube, vimeo etc). Por aí podemos nos deparar com filmes interessantíssimos e é um desafio da curadoria de um festival acompanhar essa evolução.



Nosso principal festival de curtas parece seguir forte nesse rumo. E que assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário