terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Antes da Chuva (Before the Rain) - Milcho Manchevski



O macedônio Milcho Manchevski fez sua estreia em longas-metragens com o grande Antes da Chuva, que roteirizou e dirigiu em 1994.

Manchevski conseguiu tratar de temas polêmicos em uma linguagem inteligente e bastante criativa: conflitos étnico-religiosos da Macedônia vividos em três diferentes momentos e espaços mas que se interligam no decorrer da narrativa.

Hoje parece uma construção banal, mas há vinte anos não era tão explorada.

O filme começa com o episódio "palavras" que acompanha um jovem monge em um monastério. Ele está em voto de silêncio e de fato silencia ao descobrir uma garota escondida em seu quarto.

Católicos ortodoxos aparecem em busca da garota albanesa acusada de assassinato, mas ele não a entrega, por uma espécie de amor à primeira vista.

Quando enfim é descoberto, acaba expulso do monastério e faz planos junto com a garota.

Mas a família da garota os encontra e ela é assassinada.
O rapaz termina ao seu lado, inconsolado.

Em seguida passamos ao episódio "Faces", que se passa em Londres e conta o triângulo de uma jornalista que reencontra seu amante, Aleksandar, fotógrafo de guerra também nascido na Macedônia.

Ele fala de casamento e de uma nova vida na Macedônia, mas ela não está certa disso e eles se separam. 

Ela depois encontra o marido e conta que está grávida. ele diz estar disposto a perdoá-la e começar uma nova vida, mas ela segue insatisfeita e se angustia ainda mais ao presenciar um assassinato em massa em um restaurante em que almoça.

O último trecho é "Fotos", em que Aleksandar volta ao seu vilarejo natal, o mesmo do início do filme. Mas ele também não encontra a paz que esperava ali. Nem a de espírito, nem a real, já que os conflitos étnico e religiosos se acirram na região.

Vamos entendendo um pouco mais dos dois lados do conflito e como a garota se envolveu no assassinato mencionado no início do filme. Voltamos às vésperas do acontecido em "palavras", ou às vésperas da chuva...

Essa construção não linear aqui instiga pois não é apenas um jogo de linguagem, mas uma maneira do espectador se relacionar profundamente com a trama.

Somos apresentados a um lado da questão, simpatizamos com ele, e só depois somos apresentado ao outro lado. Não há como fazermos defesas simples. Não localizamos os clássicos mocinhos e vilões, ao contrário, a partir dessas variações de tempo e espaço podemos sentir o horror da guerra, onde todos têm razões e ao mesmo tempo ninguém tenha argumentos que justifiquem suas ações.

O filme ainda traz flashes de momentos posteriores a todas as histórias e os mistura no meio das cenas. Apresentar um novo momento e contexto poderia enriquecer ainda mais a narrativa, mas como são peças que não se encaixam, deixam uma incerteza que não parece acrescentar à trama geral e acabam por poluir e diluir a trama que é tão densa.

Parece apontar para um caminho mais disperso e menos forte pelo qual Manchevski se enveredou, pelo menos no que apresentou em Mães, em 2010 - já comentado aqui.

Manchevski tem uma cinematografia dispersa e inconstante: alguns curtas, alguns programas de TV, alguns vídeos e alguns filmes. Uma pena pelo potencial visto aqui em Antes da Chuva. Que venham novas maravilhosas tormentas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário