quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

A Gangue (Plemya) - Miroslav Slaboshpitsky


Primeiro longa do ucraniano Miroslav Slaboshpitsky tem feito bastante sucesso no circuito alternativo em todo mundo.

Sua temática contemporânea da relação dos jovens com a inserção em sociedade, pertencimento, exclusão, preconceitos, violência.

E a linguagem diferenciada de personagens se comunicando apenas através de linguagens de sinais e sem qualquer tipo de legenda ou tradução nos envolve e nos traga ness´A Gangue.

Desde os primeiros passos do protagonista em seu primeiro dia no internato, passando pelos desafios para ser aceito, a vida de marginalidade para a qual entra (envolvido com brigas, drogas e prostituição), até sua tentativa de escape após se apaixonar.

As cenas todas do filme são bastante extremas, de uma violência cheia de crueza e crueldade: vemos espancamentos, assédios, abortos, tudo em um tempo que parece real e com uma câmera que muitas vezes parece documental.

Forte. Pesado. Mas rico e contundente.
Não é a toa que chama a atenção.

Há quem ache um exagero gratuito e de violência excessiva. Mas vale a pena passar pela experiência, aceitar as provocações e poder ver os sentimentos e reflexões despertadas. 

Concordando ou discordando, é importante ver por onde as criações em tempos de atos extremos, de terror de fronteiras, religiões, desempregos, repressão, recessão etc podem chegar. E nos levar...

Um comentário:

  1. Onde vc conseguiu assistir esse filme? Fiquei muito curiosa mas não o encontro em lugar nenhum :(

    ResponderExcluir