sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Notícias de uma Guerra Particular - João Moreira Salles


Quando lançado, em 1999, Notícias de uma Guerra Particular vinha com uma irreverência e força de abordagem que impactava profundamente.

Ao ouvir João Salles falando sobre seu documentário na época, o interessante era ver como as forças na periferia (na comunidade, no morro ou em qualquer lugar "desprivilegiado") são complexas e aqueles que são vendidos como bandidos nem sempre o são, assim como os mocinhos raramente são tão puros também. 

Por exemplo falava para a classe média intelectual não ser tão preconceituosa com a relação que as pessoas têm ali com as igrejas. Falava da dimensão de comunidade e moral que encontravam ali e que muitas vezes os salvavam de fato (de crimes, drogas, desintegração da família etc).

Diante das dificuldades de sobrevivência e da opressão das forças econômicas e do Estado João Salles mostra que é difícil se manter incorruptível. Principalmente dentro de um sistema herdado de tempos coloniais, escravocratas e ditatoriais.

Assim, Notícias de uma Guerra Particular apresenta um mosaico composto por moradores "civis", traficantes, parentes de traficantes, policiais, ex-policiais, jornalistas...

Ambições, corrupções, violências... Um jogo brusco, cheio de drama e finais trágicos.


Tantas emoções que diversos cineastas em seguida resolveram retratar em ficções de grande sucesso.

O primeiro foi Cidade de Deus, comentado aqui, feito por Fernando Meirelles em parceria com Katia Lund, que justamente foi parceira de João Salles neste trabalho também.

Cidade de Deus rendeu a série e filme Cidade dos Homens e depois Tropa de Elite, entre vários outros exemplos.

Hoje (re)ver Notícias de uma Guerra Particular já não parece tão impactante, mas mais pelo fato de já termos visto, debatido, assimilado e nos familiarizado com essa realidade.

No mais João é muito competente em seus trabalhos. Admirador e herdeiro do tipo de documentário de Eduardo Coutinho, de quem foi produtor de alguns trabalhos, como Jogo de Cena e As Canções - já comentados aqui.

E também autor de retratos diversos, da agradável série Futebol, do belo Nelson Freire, do denso Entreatos e do profundo e instigante Santiago.
Que João nos traga então novas interessantes investigações para compartilhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário