terça-feira, 29 de abril de 2014

O lado bom da vida (Silver Linings Playbook) - David O. Russell


Quando esteve em cartaz, O lado bom da vida, de David O. Russell foi superestimado, concorreu a oito estatuetas do Oscar e levou a de melhor atriz. 

Muitos quiseram vendê-lo como interessante, de tema profundo, boa execução etc.

Longe disso.


O filme é uma comédia romântica e dentro desse gênero, aí sim, é muito bem feito e se destaca!

O romance entre Pat e Tiffany é interessante e envolvente. Pode encantar aos românticos e divertir aos ávidos por comédia.


O casal de protagonistas não é banal, óbvio ou clichê, ambos são "fora da casinha" e dentro desse universo apresentam um pouco de seus distúrbios, fazem uma certa defesa de que não julguemos as pessoas à primeira vista - o que sempre é positivo.

(Embora também com um quê moralista que dá aquele ar de mensagem ao final do conto de fadas de "moral da história")

E fica mais fácil com atores bastante carismáticos e talentosos (não para estatuetas, mas...) como Bradley Cooper, o grande coadjuvante Robert De Niro e a laureada Jeniffer Lawrence (que ganhou destaque após protagonizar O Inverno da Alma - já comentado aqui).

Cativados pelo elenco e pelo diálogo dinâmico e divertido somos passo a passo absorvidos pelos distúrbios dos protagonistas e por seus dramas. 

Mas após sermos tragados nada mais se aprofunda, apenas a aproximação entre os dois - através de ensaios para um concurso de dança - e o percurso rumo ao final feliz. 

Uma boa sessão da tarde, que não chega ao nível de filmes como os ótimos Love is all you need, e Medianeras, os simpáticos franceses Mamute, Além do Arco-íris, Camille outra vez e Românticos Anônimos.

Ou os compatriotas de Russel: Meia-noite em Paris, Alta Fidelidade e Quase Famosos (quase todos linkados com seus respectivos comentários, para lembrar, basta clicar nos títulos).

Mas faz lembrar outras comédias românticas que saem do roteiro básico e divertem como o clássico O casamento do meu melhor amigo ou Melhor é impossível

Nenhum comentário:

Postar um comentário