quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

As Canções de Coutinho


Autor de um dos documentários mais importantes do cinema brasileiro - Cabra Marcado para Morrer, Coutinho toca pela simplicidade, pela crueza e intensidade dos depoimentos selecionados. 


Com temas e cenários ora mais contundentes, como o maravilhoso Boca de Lixo,
ora mais transcendentais, como Santo Forte,
ora mais singelos como O Fim e o Princípio


E também com exemplares de uma genialidade e sensibilidade incríveis como em Jogo de Cena, um dos melhores filmes brasileiros dos últimos tempos.


Em Jogo de Cena Coutinho embaralha depoimentos reais de mulheres sobre a maternidade e o amor, entre outros assuntos e interpretações desses depoimentos.

O jogo de cena feito mexe com o espectador que vê o pacto que faz com o filme (de credibilidade pela "verdade", de entrega a emoções reais etc) ser quebrado e refeito a todo momento. As reflexões propiciadas por essa montagem são interessantíssimas, emocionantes e profundas.

Difícil pensar o que poderia vir depois desse filme e então Coutinho parte de uma premissa mais "simples", na mesma linguagem minimalista de pessoas falando sem cenário, mas com a mesma seleção emocionante de palavras do coração... 

Palavras do coração não no sentido piegas, embora também. A partir de músicas que marcaram a vida de pessoas, elas contam situações de amor pelas quais passaram e daí cantam à capela as palavras e melodias que lhes rondam pelo amor, pela dor, pelo ciúmes, pela frustração, pelo pesar, pela alegria...


De uma intimidade quase constrangedora, tamanha a proximidade e invasão em universos tão particulares. 

(Parece quase uma sessão de terapia filmada, que parece beirar a ética da exposição alheia, não houvesse uma pesquisa, uma seleção, um cuidado que legitimam o desejo dos entrevistados de desabafarem para quem quiser ver - e ouvir!).

Mas o que torna o filme tão bom é esses universos tão particulares e íntimos serem também tão universais. Passamos pelos 90 minutos compartilhando histórias bonitas e doídas e rememorando nossas próprias, cantando junto e somando outras ao repertório...

As Canções, filme para ver e ouvir e despertar as lembranças...


Nenhum comentário:

Postar um comentário