domingo, 19 de julho de 2015

Curtindo a vida adoidado (Ferris Bueller's day off) - John Hughes


O roteirista e diretor John Hughes é um dos ícones americanos dos filmes de "sessão da tarde", entre seus roteiros estão Esqueceram de Mim e Beethoven, além de ter roteirizado e dirigido o clássico Curtindo a vida adoidado.


Visto hoje o filme pode provocar reações diversas: desde uma nostalgia pelos anos 80 (figurinos, músicas, visuais);

Uma admiração por certo frescor de um humor mais nonsense e uma liberdade maior de interpretações e decupagens, por exemplo o diálogo direto com o público, com Ferris se dirigindo para a câmera (a linguagem muitas vezes também responsável por constrangimentos se visto hoje em dia);

Um estranhamento pelo humor politicamente incorreto e profundo incômodo pela premissa e conflitos apresentados.


Como o título original diz, acompanhamos um dia de folga do adolescente Ferris Bueller. Na verdade, um dia em que ele decide cabular aula para curtir a vida.

Para isso tem que criar diversas traquitanas e armações para enganar seus pais e distrair o diretor da escola.


Nessas enganações não há pudores ou escrúpulos, o que vale é mesmo se dar bem. E em se dar bem está incluído tudo que a sociedade de consumo prega: mulher bonita, carro possante, lugares selecionados e com listas VIP etc.

Fora do contexto da época (e mesmo dentro dela) a mensagem do filme é deprimente.

Mesmo na única personagem que esboça um conflito real: o amigo Cameron, que questiona Ferris a todo momento, em parte por sua timidez e medo de enfrentar adversidades, mas por outro por não parecer ver sentido em todas as "doideiras" que o amigo faz. 

Cameron então resolve romper com tudo e assumir a culpa do acidente com a Ferrari do pai que Ferris pegou para eles darem uma volta. Mas o que ele ganhará com isso? Por que o fará? O que poderá vir de bom disso? Essas são respostas que o filme não esboça, ao contrário, não demonstra a menor preocupação. A preocupação é apenas "se dar bem".

Independentemente de ser um filme para descontração e diversão, as atitudes inconsequentes fazem com que o filme seja porta-voz de uma ideologia egoísta, consumista, machista, manipuladora, aproveitadora e superficial. 

Uma pena que tanta gente tenha se sentido representada por esse filme.
Ainda bem que na mesma época tivemos outros clássicos "sessão da tarde" como ET e De volta para o futuro!


Nenhum comentário:

Postar um comentário