quarta-feira, 1 de julho de 2015

As vantagens de ser invisível (The Perks of Being a Wallflower) - Stephen Chbosky


Chbosky é um artista diversificado: assina livros, produções, roteiros e direções de cinema e TV.
Um de seus maiores sucessos foi o filme As vantagens de ser invisível, baseado em seu próprio livro de mesmo título.

O filme mostra o cotidiano de Charlie, um adolescente introspectivo que se sente deslocado na escola.

(Entenda-se aqui a escola tipicamente americana, com modelos, rótulos e turmas muito fortemente estabelecidas - ao menos como se vê na TV e no cinema).

Charlie é melancólico, já esteve em depressão e encontra consolo nos livros. Por isso uma das primeiras pessoas a quem se aproxima na nova escola é o professor de literatura, vivido por Paul Rudd.


Mas a vida de Charlie muda um pouco quando ele se enturma entre os desenturmados da escola.


Ali ele encontra um grande amigo, uma namorada e seu primeiro amor, vivido pela simpática atriz de Harry Potter, Emma Watson - também já vista por aqui em filmes como Bling Ring.


E assim completa a trajetória de um protagonista como a grande maioria dos filmes adolescentes.

O que começa sendo diferente: a não aceitação por ser diferente, logo passa à tentativa dele de ser diferente "daquela maneira", o que dá praticamente na mesma.

Nesse sentido há filmes muito mais profundos e com personagens igualmente (ou muito mais) carismáticos... Desde filmes que trabalham questões de gênero como Amigas de Colégio, Hoje eu quero voltar sozinho e Azul é a cor mais quente.

Mas também em filmes como Houve uma vez dois verõesAs melhores coisas do mundo, Antes que o mundo acabe, Os Inquietos, - muitos comentados por aqui. Ou mesmo a saudosa série Anos Incríveis.

As vantagens de ser invisível resulta sem graça, mas sua mensagem interessante parece tocar os adolescentes. Que seja uma semente para amadurecer então... O diretor e seu público...

Nenhum comentário:

Postar um comentário