segunda-feira, 15 de julho de 2013

Universidade Monstros (Monsters University) - Dan Scanlon / Pixar



Após o grande sucesso de Monstros S.A., a Pixar resolve investir em uma nova história com os mesmos personagens em Universidade Monstros.

Ao invés de contar a sequência da história, preferiram contar a história pregressa: os sonhos da tenra infância de Mike de trabalhar na Monstros S.A.

A trama se foca no momento em que ele entra na universidade e tem que enfrentar os desafios para se tornar o Mike que conhecemos do outro filme. 

Lá que ele conhece os principais personagens de Monstros S.A. também, mas em relações bem diferentes das do outro filme: os que eram amigos ali ainda não são e de outros que são amigos se semeia em como se tornarão inimigos.


Personagens divertidos, mas em uma trama bem menos original do que a primeira. 


Contar uma história para crianças sobre monstros que as assustam, mas a partir do ponto de vista deles foi realmente uma ideia muito criativa e divertida.

E ainda contava com a graciosidade da personagem da menina Bu (mesmo com os problemas de construção de personagem de idade indefinida).

Sem falar no final que subvertia a busca de sustos como fonte de energia para a busca de risos. Uma mensagem positiva e feliz, como todo o filme.


Aqui é apenas uma turma de faculdade tipicamente americana.


Todo o espírito competitivo, o bulling, as irmandades, as festas, a busca de popularidade, os professores carrascos (muitas vezes lembrando cenas de Harry Potter, inclusive) etc. 

E onde o conflito e a solução é ser quem você é - semelhante a milhares de outros filmes e seriados americanos que se passam em colégios.

Bons momentos de sorrisos, mas sem o encantamento do original, que continuará sendo um ícone das animações dos anos 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário