segunda-feira, 4 de março de 2013

O Exercício do Poder (L'exercice de l'État) - Pierre Schoeller


Com bastante experiência como roteirista para televisão, o francês Pierre Schoeller tem se exercitado em algumas direções para cinema também. Seu último filme a estrear no Brasil foi O Exercício do Poder.

Filme de temática e ritmo intenso, retratando embates humanos dentro do ambiente árido e obscuro dos bastidores da política.

Título excelente, já que há várias etapas e testes dentro desse exercício do poder: os princípios de cada um, os limites para não se corromper e lutar por ideais, a vaidade, a ambição, as disputas, os interesses...

Diálogo com outros filmes de temática semelhante, como o recente Cosmópolis de Cronenberg ou Tudo pelo Poder, de George Clooney (ambos comentados aqui).


O ponto de partida da trama é uma questão bastante atual - seja na Europa ou por aqui - das privatizações. 

Ali, o protagonista Bertrand, Ministro dos Transportes, vivido por Olivier Gourmet, se vê pressionado pelo Primeiro Ministro e demais ministros a privatizar as estações de trem. Mesmo com estudos profundos e convicções que o levam a rechaçar as privatizações em prol de um melhor futuro para a França, Bertrand vai sendo desafiado.

As personagens ao seu redor a cada cena contribuem para a construção da complexidade da situação:

Seja no confronto de suas realidades de classes sociais mais baixas,seja  no trabalho com pessoas de suas relações pessoais, seja na pressão dos superiores ou mesmo no confronto de ambições profissionais e pessoais...

A trama se emaranha e se aprofunda. Schoeller traz personagens interessantes em intrigante progresso. Ótimos atores e diálogos e uma narração que dosa bem a proximidade com as personagens e a distância crítica. 

Podemos ora nos ver como um dos participantes, e ora estranha-los e critica-los.


Até o final ligeiramente abrupto e aberto nos coloca mais ainda em situação e em reflexão.

Filme importante para os nossos tempos. Arte imitando a vida, vida imitando a arte...



Nenhum comentário:

Postar um comentário