quarta-feira, 27 de julho de 2011

Daquele Instante em Diante - um documentário sobre Itamar Assumpção



Documentários de pessoas que nos interessam são difíceis de não serem interessantes...
Ainda mais uma pessoa complexa, camaleônica, multifacetada, talentosa como Itamar...



E no meu caso o documentário vem com sabor de nostalgia - tanto por já ter trabalhado com entrevistados ali, como Anelis Assumpção; por já ter trabalhado na produtora do filme, Movi&Art, inclusive quando ele estava sendo feito. 

Mas principalmente por ter uma mãe fã dele desde que me entendo por gente e que me fez ouvir à exaustão algumas músicas, a ponto até de eu ter várias ressalvas a ele na infância.



Mas ao ver o documentário não vieram as ressalvas... Veio só o prazer de me deleitar com as músicas, as composições, a irreverência... (e também o agradecimento à minha mãe por ter me levado em shows e ter me doutrinado antes de se ir ao beleléu)




Como em outros documentários de pessoas que já se foram, essa também é uma reflexão que vem à tona: a vida, a morte, a brevidade, a permanência... Músicas para ecoarem para sempre por aí...



Para exalarem como suas orquídeas (para mim passagem das mais emocionantes no documentário, quando sua mulher fala da paixão dele ao cuidar e de quando passou a se desfazer delas, poético símbolo da despedida da vida).

Quanto aos comentários cinematográficos: seleção musical mto boa; de participações tb; abordagem intimista com entrevistados mto bem-vinda (exceto qdo um pouco artificial como no exagero de tantos cafezinhos);


O mosaico que vai se montando também dá riqueza à figura de Itamar (embora eu sinta falta de ir ainda mais além) e a falta de mais imagens e em melhor qualidade é uma lástima que o próprio filme explica (de certo descaso da mídia com ele). 




Mas temos agora um bom documentado, dirigido pelo diretor de publicidade Rogério Velloso, novato por essas bandas da sétima arte...

Fica ainda a vontade de algo mais, de mais diálogos entre os parceiros de Itamar, de mais músicas, de mais composições, de mais facetas, mas parece um bom e simpático registro!
Confiram no trailer!
E nos cinemas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário