segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

O Menino e o Mundo - Alê Abreu


O Menino e o Mundo conta a história de um menino que sai de uma pequena aldeia em busca de seu pai e se depara com o "mundo": agricultura e exploração de trabalhadores, cidade e máquinas, industrialização, publicidade, consumo, pobreza...

Um personagem doce e carismático vivenciando situações universais de desigualdade e resultando em um filme meigo e profundo com argumentos simples, didáticos e extremamente contundentes.

Com grandes méritos o filme vem tendo grande repercussão de público e de crítica: seu visual é simples, mas belíssimo: traços quase minimalistas (vide o próprio protagonista), harmoniosa escolha de cores e formas e muito bem harmonizadas com as trilhas e efeitos sonoros.

Também é incrível a forma como conta situações e passagens tão complexas sem palavras ou muitas ações. Muitas vezes está mais próximo de um sensorial Koyaanisqatsi, de Godfrey Reggio do que de um filme narrativo.

Talvez por isso a única ressalva ao filme seria ele ser um pouco longo para sua proposta. Falta ou situações para nos aproximarmos mais do menino de maneira afetiva (pois potencial para isso não falta).

Ou manter seu estilo mais clipado mas um pouco mais curto. Muito mundo para esse menino? Mas não muito menino para nós! A vontade é termos mais e mais "meninos" como esse!!!


Maravilhosa iniciativa, criativo resultado e merecedor de todos os prêmios que vem ganhando! (E que venham mais!).


Nenhum comentário:

Postar um comentário