segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Star Wars - O despertar da força (the force awakens) - J.J. Abrams


Quase 40 anos após o lançamento do primeiro filme da saga criada por George Lucas, Star Wars continua fazendo sucesso.

Seu sétimo filme - O Despertar da Força segue conquistando o público com os mesmos atrativos: a construção de um universo fantasioso e muita ação.

Alguma trama molda os personagens e traz questões dramáticas ao filme, mas é totalmente secundário, não ganha tempo nem destaque no filme. 

Nem mesmo para explorar a reunião de parte do elenco original como Harisson Ford e Carrie Fisher

O foco se mantém nas batalhas e no dinamismo das lutas, cada vez mais aprimorados com os efeitos especiais (como 3D) e dirigidos pelo experiente J.J.Abrams.

O talento de George Lucas em criar seu universo de faz de conta (inspirados em conceitos básicos de estudos da psicologia sobre mitos e contos de fadas) o fez criar personagens e cenários (muito mais do que uma narrativa de começo, meio e fim como na maioria dos filmes). 

Ele construiu um material de tanto potencial que instigou milhares de jovens a imaginar essas outras galáxias em guerra e que não apenas os filmes passaram a contar essa história.

Mas histórias paralelas de fãs (divulgadas em revistas e na internet) e depois jogos, animações, videogames e todo um arsenal multimídia muito além da sétima arte.

Hoje essa já faz parte da estratégia de marketing da marca Star Wars, comprada pela Disney e não mais pertencente ao seu criador George Lucas. Lançar produtos Star Wars em diversas mídias.

E para quem se interessa apenas pelos filmes, é possível desfrutar da ação e da sequência de acontecimentos.

Mas que parecem quase simplórios perto a todo o império de entretenimento criado e todo o imaginário que acompanha milhares de pessoas a tantas décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário