quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Phoenix - Christian Petzhold


Em seu filme anterior, Barbara, já comentado aqui, Petzhold já trabalhava com personagens fortes, lacônicas e densas. E também já havia um clima de mistério em sua trama. 



Já em Phoenix esse é o ponto central.



Com um argumento interessantíssimo, cuja fonte é o livro de Hubert Monteilhet: mulher desconfigurada em um campo de concentração reencontra seu marido como uma desconhecida.

O filme tem ainda mais potencial por trazer um fundo político e social (Nazismo e 2a Guerra) e várias questões psicológicas envolvidas.

Entretanto por prezar tanto a trama e a construção de mistério sobrepõe isso à construção de verossimilhança e assim as questões psicológicas se enfraquecem. 

Como crer que um marido não reconhece sua esposa quando volta a conviver com ela?

Por que então não explorar melhor a relação que eles tinham antes, a que se busca agora, as motivações de ambos? Talvez assim a narrativa ficasse menos solta e o clima construído ganhasse mais força.

Uma pena pois o filme não mantém seu ritmo e fica aquém do que a trama possibilita...

Faz lembrar A Pele que habito de Almodovar - já comentado aqui - e Time de Kim Ki-Duk, que, ao contrário, constrói muito bem sua narrativa, mas tem menos momentos extasiantes...

Em Phoenix um momento sublime como a cena final acaba se diluindo um pouco e o filme como um todo não chega à excelência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário