terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Ida - Pawel Pawlikowski


O polonês Pawel Pawlikowski começou sua carreira cinematográfica como documentarista e mais recentemente passou às ficções.

Porém a fonte de inspiração de seu último filme, Ida, vem de histórias reais. Aqui, Pawel conta a busca de uma órfã sobre suas origens.

A jovem está prestes a fazer votos e se tornar freira quando é incentivada a procurar parentes para uma espécie de despedida, porém o encontro se torna um momento para abrir portas e não fechá-las.

A parente que encontra é uma mulher independente e solitária, que serve ao governo comunista polonês. A mulher parece viver sua vida tentando esquecer o passado trágico do holocausto, mas a presença da jovem a fazem se motivar para pesquisar o passado.

As personagens parecem buscar reconciliações com esse passado, mas os traumas vão se revelando inconciliáveis.

A maneira econômica e precisa como Pawel constrói a história é especial, não só pela fotografia PB e em enquadramento não convencional, mas pelo roteiro e apresentação das personagens. 

Apesar da temática já extremamente explorada pelo cinema, ele ainda consegue trazer frescor à narrativa. 

E o resultado é um filme intimista, delicado e profundo ao mesmo tempo, merecedor de reconhecimento e prêmios, Oscar, Bafta, European Film Awards, Toronto, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário