sexta-feira, 31 de agosto de 2012

E agora, onde vamos? (Et maintenant on va où?) - Nadine Labaki


Segundo filme da atriz e diretora Nadine Labaki, diretora de Caramelo, que lança dessa vez E agora, onde vamos?, destaque em 2011 em Cannes e vencedor do prêmio do juri popular em Toronto.


O filme mistura gêneros e linguagens para abordar um argumento bastante interessante:

Em uma pequena comunidade libanesa, com a população dividida entre católicos e muçulmanos, as guerras - nada santas - ocorridas ao redor influenciam os homens, seu ódio e desejo de vingança. 

Por isso, as mulheres, exauridas pelos lutos constantes,  lançam mão a todas as "armas" possíveis para impedir novas brigas e mortes.


A luta vai desde encenações até dolorosas omissões, dialogando um pouco com filmes mais fantasiosos como o ótimo Trem da Vida, de Radu Mihaileanu.

A temática do filme é sem dúvida extremamente dramática, chegando a lembrar o excelente e profundamente triste Tartarugas podem voar, de Bahman Ghobadi, mas as farsas e brigas são tratadas com bastante humor. 

Nadine explora também outras linguagens, iniciando o filme com uma belíssima cena de dança;

Ou em cenas de musicais (que podem causar estranhamento para nós, mas em sua cultura é algo mais fluente, como o caso dos filmes indianos).

E agora, onde vamos? explora situações extremamente angustiantes com bom humor e criatividade - além de bons atores, locações, fotografia, arte, som, montagem...

E mesmo que todas as cenas não sejam extremamente primorosas (talvez por certa irregularidade dada justamente pela mescla de tons), se torna um grande filme, que vale ser visto por todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário