quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Crocodilo (Il caimano) - Nanni Moretti


Nanni Moretti é um dos cineastas mais atuantes na Itália atual. Faz desde filmes de inspiração biográfica como Caro Diário, passando por dramas sublimes como O Quarto do Filho até comédias inteligentes como Habemus Papam ou dramas mais irregulares como Minha Mãe - com comentários aqui.

Em Crocodilo Moretti mostra além de seu gosto em transitar entre o humor e a comédia, também o interesse por uma nova temática, a política.

Vemos a história de um cineasta falido e em crise: risco de perder sua produtora, seu casamento, seus sonhos.


E que faz uma parceria com um jovem idealista, inexperiente e ingênua que quer contar a história recente do país: o governo de Berlusconi e os escândalos de corrupção.

Lá, uma operação de investigação de corrupção (Mani Pulite) pregava o fim da corrupção, mas se revelou uma operação de bodes expiatórios. 
Berlusconi que ganhou eleições e se afastou do poder diversas vezes, acabou tendo várias acusações que o levaram a renunciar, mas não houve de fato mudanças estruturais e a maior parte de seus crimes não chegou a ser julgada (por prescreverem). - Semelhanças em tempos de Lavajatos, Cunhas, não aprovação de pacotes anticorrupção nem de indeferimento de candidaturas ficha suja?

No filme Crocodilo suas diversas camadas fazem com que ele consiga tocar em diversos assuntos, possa atrair públicos distintos e não ser pesado.

Mas também dispersa um pouco seus potenciais, não chega nem a ser cômico, engajado ou dramático e por vezes é um pouco chato e didático.

Parece um filme que faz um desabafo de desilusão: desilusão do amor, do mercado artístico, do sistema político, da maturidade, da juventude, da Itália...


E para isso Moretti buscou conforto falando de temas de semelhanças biográficas e elenco familiar (atores e atrizes que já tinham estado com ele em outros filmes como O Quarto do Filho).

Por sorte Nanni Moretti tem muito talento, muita paixão e muita diversidade, assim pode buscar novos temas e pode seguir nos surpreendendo e encantando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário