quarta-feira, 1 de abril de 2015

Para sempre Alice (Still Alice) - Richard Glatzer & Wash Westmoreland


A dupla de diretores Richard Glatzer e Wash Westmoreland já havia trabalhado junta no filme The Last of  Robin Wood e no reality show America's next top model

Aqui se basearam também em fatos reais para contar um drama bastante frequente em diversas famílias que é a convivência com a doença de Alzeimer.

Para sempre Alice conta a história de uma professora universitária na faixa dos 50 anos que começa a ter problemas de memória, ela evita o assunto, mas quando começa a se consultar tem a doença diagnosticada.

O filme trata então da relação da família com a doença, especialmente a própria mulher com o que é, ou, como o filme coloca, o que vai deixando de ser.

A família que não tem grandes crises, apenas questões "normais" de diferenças de ponto de vista entre os membros (casal e três filhos) e diferenças na maneira de lidar com o diagnóstico. 

Esse é um ponto interessante e aproxima o filme de outros que também trazem o cotidiano de degradação sem um melodrama excessivo, ou no melodrama excessivo ou mesmo caráter trágico inerente à doença.

Por outro lado o filme quer abordar questões demais e não se aprofunda em detalhes e nuances que o fariam mais profundo e intimista, como os exemplos recentes de Amor, de Michael Haneke ou Parada em pleno curso, de Andreas Dresen - já comentados aqui.

Para sempre Alice trabalha situações corriqueiras sem muito glamour - embora dentro da chave hollywoodiana com trilhas e ritmo bem marcados e discursos e diálogos não tão naturais e bastante emocionantes. E tem outro destaque - merecedor de prêmios como o oscar - na atuação de Juliane Moore


Assim, em seu conjunto, Para sempre Alice apresenta boas qualidades e merece ser visto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário