quarta-feira, 1 de abril de 2015

A Outra Terra (Another Earth) - Mike Cahill


O jovem diretor americano Mike Cahill estreou em longas-metragens com A outra Terra, um primeiro filme com boa recepção de público e crítica.

Com um ponto de partida muito interessante: no qual a garota Rhoda, em seus primeiros dias como universitária, atropela uma família na saída de uma festa e paga pelo crime, passando alguns anos na cadeia.

Na saída ela não sabe como retomar sua vida e acaba não se adaptando a novos ambientes de trabalho, à família ou amigos. 

Rhoda acaba se sentindo amparada apenas ao lado do único sobrevivente da família, de quem ela se aproxima sem que saiba de sua verdadeira identidade. 

Ou no sonho de viver em uma outra Terra recém descoberta.

Ao contrário de Melancolia (já comentado aqui) onde um planeta é descoberto e que se aproxima para abalar todas as relações, A Outra Terra apresenta um outro planeta capaz de acolher aqueles que já estão abalados.

Premissa interessante e que nos envolve na primeira metade do filme. De maneira econômica e intimista nos aproxima das personagens e nos cativa. 

Porém não desenvolve bem suas transformações, apresenta as mudanças rapidamente (inclusive mudando de uma chave realista para a de ficção científica sem muito preparo).

A outra Terra só é vista e vivida pelas próprias personagens (e não pelo público) e acaba apresentando respostas um pouco "mágicas" para problemas tão profundos e reais. E, para suprir certas lacunas psicológicas e emocionais deixadas, apela para soluções clichê, enfraquecendo o todo.

Com mais apuro da parte final do filme e aí teríamos uma promissora outra terra para visitarmos e revisitarmos no mundo cinematográfico...

Nenhum comentário:

Postar um comentário