domingo, 9 de maio de 2010

Dead Ringers - David Cronenberg

Tinha grande expectativa com a obra de David Cronenberg, Dead Ringers, ou na interessante tradução brasileira: Gêmeos, Mórbida Semelhança.


E o que me distanciou do filme foi justamente isso: a morbidez... Seguramente um filme com uma trama profundamente envolvente onde dois irmãos que são gêmeos idênticos tem uma relação estranha com seus corpos - são médicos, ginecologistas e sempre ávidos por pesquisar o corpo humano e feminino. Essa pesquisa em conjunto também levam pra vida afetiva que levam, já que compartilham as mesmas mulheres, sem que elas saibam... Completamente mórbido! 

Mas essa união tem um limite, e eles tem rompantes de tentar buscar sua identidade... Um verdadeiro parto para eles...



Meu problema com o filme é que o sinto muito frio: não sinto nenhum carisma pelos protagonistas, nem mesmo pelos personagens secundários e acho tudo muito esquemático.




Desde os personagens que não saem de seus caráter esquemáticos, passando pela música que pontua e sublinha diversos momentos até a fotografia e direção de arte, que jogam o tempo todo com o contraste entre o vermelho e o azul, quase não havendo nenhuma outra matiz... 

Assim não sei se um pouco porque se datou e o assisti tardiamente, ou se porque realmente esse não é um universo que sou tão atraída para adentrar, mas sigo vendo Cronenberg com respeito, mas também com certa desconfiança... (confessando que também não sou nenhuma especialista, de forma alguma).

Podendo me divertir com "A Mosca", achar um pouco gratuito "Marcas da Violência" e aplaudir verdadeiramente "Senhores do Crime"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário